No dia 25 de janeiro tem duas datas importantes para comemorar.
Uma delas é Dia de Tatiana (Татьянин День – Taty’yánin Deny). Santa Tatiana ou Santa Tatiana de Roma (Roma, entre 222 ou 235 – Roma, 250) foi uma mártir cristã, durante o reinado do imperador Alexandre Severo. Ela era uma diaconisa da igreja. Ela foi perseguida por ter a fé cristã. Segundo a lenda, quando ela foi forçada a orar a um ídolo pagão, Tatiana não abandonou sua fé e sua oração para Jesus Cristo era tão forte, que o ídolo pagão caiu de seu pedestal e quebrou. Após muitas torturas a Tatiana foi executada. A partir do ano 235 a Tatiana foi venerada como uma santa e este dia é muito importante para todos os cristãos.
Nesse dia além de missa nas igrejas ortodoxas, parabenizam todas as mulheres que se chamam Tatiana com Dia do seu Anjo (день ангела – dyeny ángyela, ou именины – imyenínê).
Outra data neste dia é importante para todos os estudantes na Rússia, e se chama assim mesmo – Dia do Estudante (День студента – Dyeny studyénta). Em 1755 no dia 25 de janeiro, Dia de Tatiana, a imperatriz Isabel da Rússia assinou a petição para estabelecer a Universidade de Moscou e este dia se tornou a data de fundação da universidade. A igreja de Santa Tatiana foi construída mais tarde no campus da universidade pela Igreja Ortodoxa Russa. Foi declarado que Santa Tatiana proteja todos os estudantes.
Neste dia, até a polícia fechava olhos para bagunça dos estudantes que geralmente estavam bêbados comemorando esta data, e pela manhã escrevendo nas costas deles seus endereços com giz levava-os para suas casas. Neste feriado não existiam as diferenças: os professores comemoravam juntos com os estudantes, ricos se divertiam com os pobres. Assim, o dia da fundação da universidade tornou-se um feriado favorito de todos os estudantes do país.
Em 1918, após a revolução, os bolcheviques (большевики – balychevikí) fecharam a igreja de Santa Tatiana e depois dentro montaram uma sala de leitura. Em 1923, o feriado de “Dia de Tatiana” foi substituído por “Dia dos estudantes proletários” e a celebrações do Dia de Tatiana ficou proibida. Mas os anos se passaram, o significado da Universidade de Moscou foi crescendo, e o dia da fundação também honrado e respeitado como antes.
Em 1992, após a adesão para o cargo de reitor Viktor Sadovnichiy, foi retomada a tradição de comemorar o Dia de Tatiana na universidade.
O decreto do Presidente da Rússia № 76, de 25 de janeiro de 2005 “ Sobre Dia dos estudantes russos” aprovou oficialmente o feriado “profissional” dos estudantes na Rússia.
40 anos depois descubro de onde minha mae tirou o meu nome! Gostei da idéia! Nasci dia 19 dejaneiro!