Natal e Ano Novo são feriados muito importantes na Rússia, Ucrânia e outros países Eslavos. Mas temos mais um feriado em alguns países eslavos que também comemoramos; o Dia de São Nicolau. As crianças sempre esperam muito este dia, porque é quando os feriados do inverno começam, e também frequentemente coincide com o dia do início das férias escolares.
São Nicolau representa no Cristianismo, o protetor das crianças e marinheiros. Em outros países a data de comemoração é outra em virtude da Religião adotada; Católica ou Ortodoxa, ou seja, pelo calendário que utilizam, Juliano ou Gregoriano. Por exemplo na Polónia onde a Religião é Católica, comemora-se o Dia de São Nicolau no dia 6 de dezembro, enquanto que na Ucrânia e Belarus onde a maioria são Ortodoxos, comemora-se no dia 19 de dezembro.
Durante a noite São Nicolau coloca debaixo do travesseiro, doces e pequenos presentes para as crianças que se comportaram bem durante todo o ano.
Nos países de Religião Ortodoxa, as crianças que não se comportaram, encontrarão debaixo do seu travesseiro varinhas, e nos Católicos o Diabo leva embora crianças que não se comportaram.
Em muitos países neste dia, os adultos se vestem com figurinos de São Nicolau e do Diabo, passam pelas casas nas redondezas e entregam para crianças os presentes.
A Igreja Ortodoxa Russa homenageia a lembrança sobre São Nicolau, mas não há a tradição de colocar os presentes debaixo dos travesseiros das crianças.
Na Igreja Ortodoxa Antioquena (predominante entre os cristãos médio-orientais, como sírios, jordanianos) São Nicolau também é muito cultuado, conquanto menos do que São Elias. É o protetor das crianças, sobretudo órfãos. Identifiquei-me com o texto, embora na minha família nunca tenha havido a tradição de presentear no dia de são Nicolau, e sim no dia de Reis (06 de Janeiro)