Os americanos bebem cerveja e só em casa. Os habitantes da Britânia consomem quaisquer bebidas alcoólicas e o importante é fazer isto não na empresa. Os espanhóis depois do trabalho, vão para os bares com um copo de vinho ou várias canecas de cerveja. A maioria dos brasileiros gosta da cerveja e a toma no final da semana em casa, no lanchonete ou barzinho.
E você já sabe que os russos adoram vodka. Mas por que eles bebem álcool no supermercado?…
Por cerca de quatro anos, existe uma nova “tradição” na Rússia de beber álcool diretamente no supermercado. A razão é a lei que foi aprovada no ano de 2010. A venda de álcool está proibida após das 10 horas da noite. Aqueles russos que já não podem viver sem álcool encontraram uma maneira como burlar a lei. Eles bebem vodka no meio das prateleiras e vão à caixa com meia garrafa. Os vendedores não têm muitas opções neste caso. Ou eles assumem o dano ou vendem álcool à noite, violando a lei.
Pela primeira vez o governo da Rússia tentou restringir a venda de álcool no ano de 1914 devido ao início da Primeira guerra mundial. A guerra terminou, mas a proibição permaneceu em vigor por mais quatro anos. Foi cancelada apenas no ano de 1923. Por nove anos na Rússia aumentou a natalidade, a média da duração de vida, e triplicou o número de depósitos em bancos. O governo gostou disso e na União Soviética foi realizado várias campanhas anti-álcool em períodos diferentes.
Até hoje, está proibido vender bebidas alcoólicas até na véspera do Ano Novo. Mas pode imaginar que esta é a única noite do ano, em que muitas lojas estão violando a lei.
Priviet ! Estou planejando e juntando dinheiro para o ano que vem conhecer um pouco da Rússia e pelo que tenho lido esse negócio de que “todo russo bebe vodka”, para mim, é que nem dizer que todo brasileiro bebe cachaça ! Sim, em festas, comemorações é outro estado de espírito mas não acredito que os russos bebam tanto, até porque, no rigoroso inverno, o álcool faz o corpo perder mais calor e na Alemanha vimos um cidadão em estado de hipotermia, então como a economia da Rússia está em ascensão, os russo irão querer experimentar algo diferente de outros países. Claro, não estou dizendo que ninguém bebe mais vodka na Rússia mas, é como aqui no BR, particularmente não bebo cerveja porque não gosto do sabor mas vinho sim…acho que toda regra tem sua exceção. Spasibo !