Ser amigos na Rússia e ser amigos no Brasil são duas coisas completamente diferentes. E agora você vai entender por que.
1. Uma pessoa russa nunca dirá que tem 20-30-40 amigos. Cada russo considera como amigos dois três, no máximo – quatro pessoas. Outras pessoas no seu ambiente são conhecidos, parentes ou colegas.
2. Você quer fazer amizade com um russo, um belarusso ou um ucraniano? Se está pronto, o que você vai precisar é de pelo menos um ano para criar uma relação de confiança. Para os russos, a amizade é algo muito valioso. Para os russos é muito mais fácil adquirir a namorada(o), do que um amigo.
3. O amigo na Rússia é mais do que somente um amigo. É parte da família. Pode confiar-lhe as chaves de casa e ir para outro país. Pode emprestar-lhe 5-6 mil dólares e estar seguro de que este dinheiro voltará. O mais importante é poder compartilhar segredos sem que ninguém mais saiba.
4. Se algúm amigo te chamar para almoçar, jantar… então quem paga a conta é ele. Então é impensável a situação de que na festa de aniversário no restaurante, cada convidado pague por si. O importante é que o aniversariante, quem convidou é quem paga pra todo mundo.
5. Você não precisa convidar ninguém para ir á sua casa. Seus amigos displicente aparecem, e está tudo bem. Não tem nenhum problema.
6. Você não precisa confirmar sua amizade estando sempre com seus amigos. Se você não os vir todos os dias ou até mesmo por mais um ano, isto apenas sugere de que vocês estão simplesmente muito ocupados. E vocês podem continuar sendo melhores amigos.
7. Quando se encontra com amigos na rua, os russos não se beijam 🙂 Os russos raramente se abraçam (meninas, adolescentes, fazem isso com mais frequência). Basta apenas um aperto de mãos e dizer “Oi”. Os Russos são bastante conservadores.
8. Se ocorreu um grave conflito, muito dificilmente serão amigos de novo.
9. Na Rússia, a amizade na rede social é possível apenas com um homem muito solitário ou com interesses comuns. Portanto, não se surpreenda, que escrevendo em russo” “Oi! Tudo bem?” ou “Hello!” possa não obter uma resposta e muito menos ainda de que vai te aceitar como amigo. Portanto, não tente impor amizade à estranhos de uma outra cultura a fim de não criar estereótipos negativos sobre eles. Eles simplesmente preferem gastar o tempo com a família e os verdadeiros amigos. Procure um grupo com interesses comuns e talvez alguém responderá. O que pode ser interessante.
10. Acredita-se que não pode existir amizade entre um homem e uma mulher, assim como entre duas mulheres. A verdadeira amizade na antiga união Soviética é apenas entre dois homens.
Andrei, bom dia!
Artigo muito interessante. Agradeço pela iniciativa. Realmente é bom para mim saber disso, porque estamos(eu e minha esposa) cultivando amizade com um casal russo-brasileiro. Explico, ele é brasileiro. Ela é russa. Já viveu aqui, portanto está mais familiarizada com a nossa cultura. Mas, ainda assim fazemos grande esforço para não cometer gafes e por tudo a perder. Este artigo será de grande ajuda.
Spasibo!