Devido ao grande volume de trabalho, junto com a correria do dia a dia, os Russos, mas precisamente, os residentes de Moscou não costumam marcar muitos encontros para rever os amigos. De vez em quando se encontram. Em algum lugar no centro da cidade. Os Russos gostam mesmo de fazer visitas surpresas. E sim, isso é muito comum por lá. Aparecer na casa uns dos outros sem avisar, porém existem algumas “regras” básicas para que isso aconteça sem que um invada o espaço do outro.
- Segundo regras da etiqueta, você tem que avisar os amigos antes de ir fazer uma visita. Os russos gostam de fazer visitas surpresas. Ou seja, sem convite. E muitas vezes fazem isso em pequenos grupos de 4-7 pessoas.
- Sempre que quiserem fazer uma visita surpresa, tem de comprar algum bolo/sobremesa para levar. O mais comum é levarem um bolo ou torta, porém em último caso podem levar balas. A propósito, a ocasião da qual foi fazer uma visita, não importa. Mas de qualquer forma tem de trazer com você algo doce ao chá.
- Lembre-se, os russos gostam de visitar em grande número, mas nunca irão para uma visita com alguém pouco conhecido. Também não visitam com cães, e quanto a crianças, só levam junto, caso o anfitrião também tenha crianças.Chegou na casa da visita?! Eles sempre retiram o calçado antes de entrar na casa. Alguns russos possuem alguns pares de calçado suave, especial para andar dentro de casa. Esses, com certeza, o aconselharam a modificar os sapatos.
- Quando eles convidam para sentar à mesa e ter uma refeição. É falta de educação recusar esse tipo de convite, mesmo que já tenha comido antes e esteja satisfeito. Tem de beber pelo menos o chá e conversar “sobre a vida”.
- Nos países da antiga URSS, é muito errado que o hóspede comece a circular pelo apartamento/casa do anfitrião, sem pedir permissão.
- A propósito! Os hóspedes passam aproximadamente 70% do tempo na cozinha. Toda a conversa acontece exatamente lá. Só então convidam para ir à uma sala de estar a assistir TV ou ver algum álbum de fotos. Não é educado ir embora, logo após de um almoço. Pode entender-se como um insulto.
- Como sabem quando já é hora de partir para casa? É simples. Existe uma regra secreta: assim que o anfitrião começar a falar de “um grande número de coisas à fazer”. Essa é a deixa para se despedir e ir embora.
Esperamos que esses tópicos te ajudem a entender melhor de como os russos se sentem ao receber uma visita surpresa 🙂