Escrito por Francisco Cano de Oliveira (aluno do Clube Eslavo)
Estamos de volta às aulas, mas vamos falar um pouco das férias! Férias é uma palavra que deriva do latim “feriae”, que era considerado o dia em que os romanos não trabalhavam por razões religiosas – que hoje, no Brasil, chamamos de feri–ado ou dia santo. No inglês e nas outras línguas latinas temos “vacaciones” (espanhol), “vacances” (francês), “vacazione” (italiano) e “vacations” (inglês). Nesses casos, todas as palavras têm origem do latim “vacationem” (lazer, folga). Esta, por sua vez, deriva de “vacare” (livre, vácuo, vazio, falta). Elas são utilizadas tanto para as férias escolares como para as laborais.
Ainda que a palavra férias tenha derivado de palavras distintas do latim, há entre Brasil (Бразилия), Espanha (Испания) , França (Франция) e Itália (Италия) uma grande semelhança: todos eles consideram o verão o melhor período para sair de férias e aproveitar o calor do verão!
Mas como se diz “férias” em russo? A palavra para férias, sempre no plural como nos idiomas já citados, é “каникулы” (férias escolares) – há também a palavra “отпуск” (férias do trabalho). Quando li a palavra russa pra férias escolares pela primeira vez, lembrei-me da expressão francesa “C’est la canicule! ” (Faz um calor do cão!). Movido pela curiosidade, fui buscar a origem da palavra.
Canícula vem do latim “canícula”, diminutivo de “canis” (cão), que significa “cão pequeno”. E Canicula é justamente o nome que astrônomos da Antiguidade deram a uma estrela (звезда) pertencente à constelação “Cão Maior”, mas que também é conhecida como a estrela Sírius. Esta é a estrela mais brilhante do céu (небо) depois do Sol (Солнце). Para os egípcios, a estrela Sírius era considerada a “estrela do calor”
“Canícula” (ou calor do cão), no português, é um termo também empregado em outros idiomas para fazer referência às intensas ondas de calor que se instalam num determinado período do ano devido a bloqueios atmosféricos. Isso acontece quando há a aparente passagem do disco solar pela constelação de “Cão Maior” e que ocorre durante o verão (лето) do Hemisfério Norte no mês de agosto, e em fevereiro no Hemisfério Sul. É o período do ano em que a estrela Sírius está em conjunção com o Sol.
Agora já podemos compreender o porquê de no russo a palavra férias ser “каникулы”. Os russos vivem tanto tempo na escuridão do inverno (зима) que basta uma onda de calor para comemorarem e aproveitarem o sol do verão! Só poderiam, então, utilizar uma palavra que caracterizasse poética e astronomicamente falando a luz e o calor do sol!
Bibliografia:
Dicionário Houaiss Eletrônico
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Canícula
Ça m’intéresse: la curiosité en continu: https://www.caminteresse.fr/culture
Espetacular e enriquecedor. Obrigado!