Em português as funções da palavra na frase e a sua relação com outras palavras são expressos pelos artigos, preposições ou pela colocação da palavra. Na língua Russa a função lógica da palavra indica-se por meio de seis casos gramaticais que mudam terminação da palavra. A declinação compreende a totalidade dos casos de substantivo, adjetivo ou pronomes em todos os números e gêneros. E também declinam se as perguntas Кто? (quem) Что? (que).
Os substantivos, adjetivos, pronomes e números ordinais na língua russa declinam se em seis casos gramaticais diferentes. Na declinação muda o sufixo (final) da palavra de acordo com o sentido da frase. Isto não existe em português. Uma breve explicação sobre os casos:
- Nominativo: É a forma infinitiva das palavras, que consta nos dicionários e sempre é sujeito. Responde as perguntas “o quê?” e “quem?”.
- Genitivo: (Dar posse) No português equivalente às preposições “de, do, da, dos, das”. Responde também as perguntas “de onde?”, “de quem?”, “onde?” (se o objeto está andando), se usa na construção “não tem …” etc.
- Dativo: (Destino de uma ação) No português equivalente à preposição “à”, ou “para o (a, os as)”. Responde as perguntas “para quem?”, “para que?” etc.
- Acusativo: (Acusação verbal) Geralmente depois de um verbo como objeto direto. Responde as perguntas “o que?”, “quem?”, “para onde?”, se usa com dias da semana etc.
- Instrumental: (Instrumento de uma ação (com). No português equivale à preposição “com”. Responde as perguntas “com quem?”, “entre quem?” etc.
- Prepositivo: (Lugar) Sempre depois das preposições “em, no, na, nos, nas”. Responde as perguntas “onde?” (se o objeto está imóvel), “sobre que?” ou “sobre quem?”, “de que?”(pergunta sobre tipo de transporte) etc.
Declinações, suas perguntas e as preposições com quais elas se usam.
Obrigado, pelas dicas da lingua russa mais bela e altiva que conheço