Беляш (pronúncia: byelyách, transiteração em inglês que popular na internet: belyash no singular ou belyashi no plural) – pastel de carne, muito popular na URSS. A palavra беляш em russo ou біляш (bilyách) em ucraniano vem do idioma bashkir “wak belesh” ou tártaro “belesh”. É um prato parecido com pastel de carne que nós estamos tão acostumados a comer no Brasil. Belyashi é muito famoso na Rússia, Ucrânia, Belarus e em todos os países da ex-União Soviética.
Como este prato entrou na Rússia? Durante o reinado do Ivan Terrível os chefes de cozinha russos não sabiam fritar, apenas assar e cozinhar. Os chefes tártaros é quem faziam pratos fritos na cozinha real. A partir deles o povo russo adotou algumas receitas. Uma delas é belyashi.
Para prepara-lo você vai precisar de 320 g de farinha de trigo, 160 g de leite ou água, 8 g de fermento, 8 g de açúcar, 4 g de sal, 450 g de carne de bovina (file) de 450 g, 100 g de cebola, 60 g de água, pimenta preta moída e sal a gosto, 70 g de óleo vegetal.
Dissolva o fermento com o leite morno ou água (30° C), adicione açúcar e sal, misture-os bem para dissolver, adicione os ovos e depois a farinha. Faça a massa, cubra com um pano limpo e deixe em um lugar quente para fermentar durante 3-4 horas. Para remover o excesso de dióxido de carbono e enriquecer a massa com oxigênio, é necessário amassá-la depois de 1 hora e outra vez depois de 2 horas.
Para recheio pode picar bem carne ou usar carne moída. Acrescentam cebola bem picada ou moída, sal, pimenta, água e misture tudo.
Abra a massa em uma trança grossa, corte em 12 pedaços, forme as bolinhas e deixe descansar por 10 -15 minutos. Depois amasse as bolinhas, coloque recheio e aperte as bordas de modo que o centro permaneça aberto.
Frite belyashi em uma frigideira com óleo a temperatura 170° C, colocando primeiro o lado aberto para baixo. Assim que este lado ficar dourado, vire, reduza um pouco o fogo e frite até ficar pronto. Você pode verificar se já está pronto pressionando cuidadosamente a carne. Deve sair um caldo transparente. Não use muito óleo para fritar.
Adorei, parece ser delicioso… Vou fazer aqui em casa 🙂