Hoje gostaria de contar algumas peculiaridades da moradia nos países eslavos do ex-União Soviética, ou seja Rússia, Ucrânia e Belarus.
- Todos os apartamentos tem uma banheira. Somente chuveiro está instalado nos alojamentos ou albergues. Os eslavos orientais geralmente tomam banho na banheira no fim da semana e durante semana tomam banho em baixo do chuveiro pisando dentro da banheira e segurando chuveirinho na mão. Tomando banho na casa de um amigo eslavo é muito importante lembrar que não tem ralo no chão, portanto se derrubar muita água no chão pode causar problemas de vazamento no apartamento debaixo. Pouca água já é mais fácil secar com um pano.
- No apartamento não tem ralo em cômodo algum, não se lava o chão, passa-se somente um pano úmido que molhamos no balde, às vezes com uma pequena quantidade do produto de limpeza dissolvida na água. A maioria lava o chão com mãos e não usa rodo.
- Não compramos panos para limpeza e usamos roupa velha para fazer panos.
- Nos apartamentos geralmente não tem área de serviço. Esse espaço pode ser encontrado somente nos apartamentos de luxo, onde moram ricos e que na maioria das vezes tem empregada. Assim podemos também entender que não tanque. Para lavar o chão enchemos o balde colocando- o na banheira e depois derrubamos água suja na privada. A banheira também pode ser usada para deixar roupa de molho. Na banheira também lavamos cachorros e gatos. Etc… Claro que depois de tudo lavamos com cloro.
- Devido à falta de uma área de serviço, a máquina de lavar fica no quarto de banho. Secamos roupa no varal em cima da banheira, no varal de chão, na sacada ou espaços comuns no corredor. Somente nos prédios do centro da cidade é que são proibidos pendurar roupa na sacada. Nos outros mesmo que a fachada fique feia as pessoas tem esse costume.
- Nos prédios normalmente não tem regra sobre vista da fachada e por isso muita gente arruma sua sacada do próprio jeito. As pessoas que moram no primeiro ou segundo andar às vezes aumentam sua sacada que acaba por se tornar uma varanda.
- A sacada na maioria das vezes é usada como um lugar onde se pode guardar de tudo, desde treno infantil, esqui, bicicleta até utensílios. No inverno a usam como geladeira.
- Depois da separação da União Soviética entrou em moda a expressão “reforma europeia (em russo: евроремонт (yevraryemónt), em ucraniano: євроремонт (yevroremónt) e uma das caraterísticas disso é pintar parede como na Europa. Antes usava-se papel de parede. Hoje em dia, este costume continua a existir.
- Além do papel de parede, outro atributo importante foi o tapete na parede. Essa tradição chegou para Europa da Persa. Para Rússia essa moda é relativamente nova, foi trazida da França por Pedro I. Os tapetes foram pendurados em residências da aristocracia. Na época, nas fabricas russas trabalhavam mestres franceses que produziam tapetes para os nobres.
No entanto, o culto de tapetes começou na URSS nos anos 1960-1970 devido da construção em massa pequenos apartamentos com apelido Khruchtchovka (хрущовка – tanto em russo quanto em ucraniano) que se originou do sobrenome do presidente da época Khruchtchev. As paredes eram finas e os tapetes ajudavam para manter o ambiente quente e proteger dos barulhos dos vizinhos. Um tapete bom custava cerca de 500 rublos, e o salário médio era cerca de 120-140 rublos. Então o tapete se tornou um símbolo de riqueza juntamente com um vaso de cristal e uma televisão. Os tapetes foram adquiridos para vida inteira e passados para os filhos e netos como herança.
- Para se proteger do frio todos os apartamentos tem sistema de aquecimento a gás. Na época soviética esse sistema sempre foi central, ou seja, não tinha como mudar a temperatura e o período. Todos pagavam preço igual independente do metro quadrado. Hoje em dia muitos moradores que tem dinheiro instalam sistema individual. O governo aciona sistema central geralmente no final de setembro e desliga no final de março. Dependendo da situação climática as datas podem ser alteradas.
- Somente os prédios modernos de luxo são cercados e pagam um condomínio. Os prédios comuns estão totalmente abertos ao redor com acesso fácil de qualquer pessoa tanto ao pátio quanto para entrada no bloco. Para visitar seu amigo basta somente entrar no bloco, subir no andar e tocar campainha na porta.
Nos prédios de luxo na entrada no bloco geralmente você vai encontrar uma mulher cujo cargo se chama консьерж (kansy’yérj) em russo ou консьєрж (konsy’yérj) em ucraniano. A palavra tem origem francesa. Esse cargo é igual como o cargo do sindico no Brasil, mas ela também faz função de porteiro.
Nos prédios comuns os moradores podem juntar dinheiro e instalar interfone com sistema automático de manter bloco fechado.
- Os eslavos orientais recebem as visitas na cozinha oferecendo um chá (café é mais raro). Somente para festas de comemoração servem na mesa na sala. As visitas sentam a mesa e não no sofá como no Brasil.
- Na entrada do apartamento sempre tiramos sapato. Se for na casa própria andam até descalço. Para visitas oferecemos chinelo. Por isso sempre tem tapete no chão.
- A lixeira no banheiro é somente para resíduos que não podem ser jogados na privada. O papel higiênico sempre se joga na privada.
- Muitos prédios tem porão que são usados pelos moradores como depósito. Na maioria das vezes além das coisas que não se cabe em casa, guardam-se os produtos alimentícios conservados, legumes como a batata, cenoura, beterraba, cebola e frutas. Geralmente o porão tem entrada sombria e estranha para qualquer estrangeiro.
- Os prédios em geral não tem estacionamento e todos estacionam seus carros no pátio que tem mesmo risco que estacionar na rua. Às vezes constroem-se garagens se tiverem permissão.
- Nos prédios geralmente as latas de lixo ficam do lado do prédio e existem sérios problemas com retirada desse lixo na hora certa.
- Nós prédios com mais de 9 andares tem um sistema de descarregar lixo diretamente no corredor e se chama мусоропровод (mussarapróvat) em russo e мусоропровід (mussoropróvit) em ucraniano. Esse sistema salva bastante da poluição do pátio porque lixo cai dentro de um quartinho fechado e mesmo tendo excesso não fica espalhado pelos animais da rua ou pássaros.
- As cortinas são sempre transparentes permanecem fechadas e por cima dessas cortinas grossas que se fecham caso precisar se proteger da luz ou dos olhares dos vizinhos.
- Nunca sentamos ou deitamos na cama com a roupa que andamos na rua. Por isso a cama sempre está coberta com colcha (покрывало (pakrêvála) em russo ou покривало (pokrêválo) em ucraniano). Também nunca sentamos na cama de casal dos amigos.
- Uma coisa que é impossível encontrar no exterior é пододеяльник (padadyeyálynik) em russo ou підодіяльник (pidodiyálynêk) em ucraniano, é uma capa para cobertor que lavamos toda semana junto com lençol e fronhas.
<3