Drániki (драники) são panquecas de batata, um prato da cozinha bielorrussa, que estão popular na cozinha ucraniana russa, do leste europeu e judáica. Tradicionalmente os draniki são servidos quentes com smyetána (no Brasil para obter smyetána nós misturamos uma caixinha de creme de leite com duas caxinhas de iogurte natural). As batatas eram importadas para a Rússia pelo Pedro I, no século XVIII e a primeira menção de drániki refere-se a 1830. Eles surgiram sob a influência da culinária alemã. Este prato possui outros nomes em diferentes regiões da Rússia – kakórki (какорки), na Ucrânia – derunê, tertyuhê, krémzlêkê (деруни, тертюхи, кремзлики), na Polônia – tartyuhÃ, no Israel – látkes.
Ingredientes da receita tÃpica:
- batata – 6 un.
- ovo – 1 un.
- farinha – 2 colheres de sopa
- cebola – 1 un.
- óleo vegetal
- sal
- pimenta
Preparação:
Lavar e descascar as batatas, lavar novamente e ralar no ralador pequeno. Descascar as cebolas e também ralar no ralador pequeno (ou bater no liquidificador). Misturar batata com cebola, adicionar um ovo, a farinha, sal, pimenta e misturar bem até ficar homogêneo. É necessário fazer tudo rapidamente para a mistura não escurecer, porque os drániki ficarão escuros. Esquentar óleo vegetal na frigedeira e colocar a mistura de batata com uma colher de sopa em pequenos bolinhos amassados. Frite os drániki dos dois lados até dourar. Sirva quentes com smyetána.
Esta receita é tÃpica dos draniki verdadeiros, mas há várias outras receitas com acréscimo de cogumelo, queijo, bacon etc.
Bom apetite!
Obrigada …..!!!!!!!!!!!!
Farei bom proveito dessa receita,
Maria