🇧🇾 Drániki

Drániki (драники) são panquecas de batata, um prato da cozinha bielorrussa, que estão popular na cozinha ucraniana russa, do leste europeu e judáica. Tradicionalmente os draniki são servidos quentes com smyetána (no Brasil para obter smyetána nós misturamos uma caixinha de creme de leite com duas caxinhas de iogurte natural). As batatas eram importadas para a Rússia pelo Pedro I, no século XVIII e a primeira menção de drániki refere-se a 1830. Eles surgiram sob a influência da culinária alemã. Este prato possui outros nomes em diferentes regiões da Rússia – kakórki (какорки), na Ucrânia – derunê, tertyuhê, krémzlêkê (деруни, тертюхи, кремзлики), na Polônia – tartyuhí, no Israel – látkes.

Ingredientes da receita típica:

  • batata – 6 un.
  • ovo – 1 un.
  • farinha – 2 colheres de sopa
  • cebola – 1 un.
  • óleo vegetal
  • sal
  • pimenta

Preparação:

Lavar e descascar as batatas, lavar novamente e ralar no ralador pequeno. Descascar as cebolas e também ralar no ralador pequeno (ou bater no liquidificador). Misturar batata com cebola, adicionar um ovo, a farinha, sal, pimenta e misturar bem até ficar homogêneo. É necessário fazer tudo rapidamente para a mistura não escurecer, porque os drániki ficarão escuros. Esquentar óleo vegetal na frigedeira e colocar a mistura de batata com uma colher de sopa em pequenos bolinhos amassados. Frite os drániki dos dois lados até dourar. Sirva quentes com smyetána.

Esta receita é típica dos draniki verdadeiros, mas há várias outras receitas com acréscimo de cogumelo, queijo, bacon etc.

Bom apetite!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre 🇧🇾 Drániki

Bom dia.
Gostaria de saber para quantas pessoas essa receita

Se tem 6 batatas então deve ser para 3 pessoas 🙂

Estava procurando essa receita! Experimentei o draniki em Brest, Belarus e prometi que tentaria fazer aqui no Brasil, pois foi a comida mais gostosa da minha viagem.
Comi com um frango cremoso delicioso.
Saudades do país e do povo bielorrusso.

Deixe uma resposta sobre 🇧🇾 Drániki