Escrito por Milton Ossamu
Chamada originalmente de Транссибирская магистраль, a lendária ferrovia transiberiana de 9288 km conecta Moscou com Vladivostok e é uma viagem essencial para quem quer conhecer a verdadeira Rússia e sua cultura, atraindo aventureiros do mundo inteiro.
A ferrovia cruza por paisagens magníficas pelas florestas Urais, igrejas ortodoxas, desertos da Sibéria e o estonteante lago Baikal, o maior lago de água doce da Ásia.
Durante o trajeto, a ferrovia atravessa dezenas de cidades e é possível parar em algumas delas para conhecer suas belezas locais e seguir viagem no próximo trem. Dentre as cidades favoritas para se visitar são: Ekaterimburgo, Novosbirsk, Irkutsk, Ulan Ude, alem de pequenas aldeias na Sibéria para conhecer a rotina e costumes dos russos nativos.
Os trens são equipados com alojamentos de diferentes classes, banheiros, restaurante, e alguns vagões são tematizados com o estilo característico da União Soviética. Ao longo da viagem, guias turísticos relatam a história das regiões e seus costumes e são servidos à bordo pratos típicos da culinária russa, alem da bebida nacional, a vodka.
Essa é uma jornada que pode durar mais de uma semana, dependendo de quais cidades se deseja conhecer, porem é uma aventura inesquecível e experiênca única para qualquer viajante.