Uma comida um pouco estranha para brasileiros: gelatina de carne. Mas no Brasil tem mocoto que é bastante parecido, mas come-se quente.
A raiz desta palavra é холод (hólad) que significa “frio”. Nas regiões norte e nordeste da Rússia, este prato se chama студень (stúdyeny). A raiz desta palavra é a mesma que da palavra cтудёный (studyónêy) e em russo significa “resfriado”.
Nos outros países eslavos também tem este prato com outo nome. Na Polonia ele se chama galareta, na Ucrânia холодець (holodétsy) ou дриглі (drêhli), em Belarus халадзец (haladzyéts) ou квашаніна (kvachanína).
O que é haladyéts?
Haladyéts é uma espécie de gelatina feita cozinhando cartilagem com carne. Este prato é muito popular em toda a antiga União Soviética, mas é um prato com sua origem da França. Os principais ingredientes do haladyéts são miudezas: joelhos, rabos, pés, orelhas de porco, carne; não por serem produtos mais baratos, mas sim, por conterem mais colágeno, que após de resfriar se torna uma gelatina.
Como preparar?
Comece lavando bem as partes de carne e partes com cartilagem, deixe numa bacia cobertos com água por mínimo 3 horas, porém o ideal é que fique uma noite. Essa imersão serve para remover os restos de sangue coagulado e para amaciar a pele.
Após disso, ferva por 10 minutos e escorra esse caldo. Esse passo é necessário para que o seu haladyéts ficasse transparente.
Depois de realizar esse primeiro processo, cubra com uma nova água e cozinhe por 5 horas no fogo baixo. Trinta minutos antes de terminar, adicione sal e suas especiarias favoritas. As preferidas pelos russos, são pimenta e folhas de louro. Também adicionam cenoura e cebola inteiros.
Coe o caldo com o auxílio de uma peneira. Pode jogar fora cebola, mas a cenoura deixe para cortar no finalzinho e decorar seu prato. Separe a pele e a cartilagem da carne porque essas partes já terminaram seu papel. Desfie a carne e pode adicionar os pedações de carne bovina cozida antes. Pode ser também carne de porco ou frango. Misture tudo.
Espalhe a mistura de carne em formas, coloque por cima rodelas de cenoura e despeje o caldo sobre ela. Coloque as formas na geladeira. O haladyéts estará pronto após 4-5 horas.
Como servir?
Haladyéts é um prato tipicamente servido com mostarda ou raiz forte. Alguns russos também adoram comer com vinagre. Uma dica também é usar folhas de salsa como decoração.
P.S. Ah, a propósito! Gelatina doce, que os brasileiros adoram, os russos quase nunca comem, embora também não é tão difícil de achar nos mercados na Rússia, Ucrânia ou Belarus.
Prezado Andrei, gostei muito a receita da gelatina de carne de porco usualmente consumida na Russia há muito tempo. Conto que já comi muita gelatina de carne de porco com os meus avós paternos, ambos imigrantes do final do século IXI, ela russa e ele aust´riaco, vieram com as suas famílias naquela data para o Brasil. Pretendo fazer a gelatina de carne de porco da receita, gostei muito, pois coincide com a da receita dela em quase toda a totalidade. Faço, seguidamente a sopa borsch e o Goulash austríaco. Um abraço e parabéns pela reportagem de dicas.