🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Gelatina de carne

Uma comida um pouco estranha para brasileiros: gelatina de carne. Mas no Brasil tem mocoto que é bastante parecido, mas come-se quente.

A raiz desta palavra é холод (hólad) que significa “frio”. Nas regiões norte e nordeste da Rússia, este prato se chama студень (stúdyeny). A raiz desta palavra é a mesma que da palavra cтудёный (studyónêy) e em russo significa “resfriado”.

Nos outros países eslavos também tem este prato com outo nome. Na Polonia ele se chama galareta, na Ucrânia холодець (holodétsy) ou дриглі (drêhli), em Belarus халадзец (haladzyéts) ou квашаніна (kvachanína).

O que é haladyéts?

Haladyéts é uma espécie de gelatina feita cozinhando cartilagem com carne. Este prato é muito popular em toda a antiga União Soviética, mas é um prato com sua origem da França. Os principais ingredientes do haladyéts são miudezas: joelhos, rabos, pés, orelhas de porco, carne; não por serem produtos mais baratos, mas sim, por conterem mais colágeno, que após de resfriar se torna uma gelatina.

Como preparar?

Comece lavando bem as partes de carne e partes com cartilagem, deixe numa bacia cobertos com água por mínimo 3 horas, porém o ideal é que fique uma noite. Essa imersão serve para remover os restos de sangue coagulado e para amaciar a pele.

Após disso, ferva por 10 minutos e escorra esse caldo. Esse passo é necessário para que o seu haladyéts ficasse transparente.

Depois de realizar esse primeiro processo, cubra com uma nova água e cozinhe por 5 horas no fogo baixo. Trinta minutos antes de terminar, adicione sal e suas especiarias favoritas. As preferidas pelos russos, são pimenta e folhas de louro. Também adicionam cenoura e cebola inteiros.

Coe o caldo com o auxílio de uma peneira. Pode jogar fora cebola, mas a cenoura deixe para cortar no finalzinho e decorar seu prato. Separe a pele e a cartilagem da carne porque essas partes já terminaram seu papel. Desfie a carne e pode adicionar os pedações de carne bovina cozida antes. Pode ser também carne de porco ou frango. Misture tudo.

Espalhe a mistura de carne em formas, coloque por cima rodelas de cenoura e despeje o caldo sobre ela. Coloque as formas na geladeira. O haladyéts estará pronto após 4-5 horas.

Como servir?

Haladyéts é um prato tipicamente servido com mostarda ou raiz forte. Alguns russos também adoram comer com vinagre. Uma dica também é usar folhas de salsa como decoração.

P.S. Ah, a propósito! Gelatina doce, que os brasileiros adoram, os russos quase nunca comem, embora também não é tão difícil de achar nos mercados na Rússia, Ucrânia ou Belarus.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.

 
Comentários sobre 🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Gelatina de carne
Jorge Luís Miranda Abel

Prezado Andrei, gostei muito a receita da gelatina de carne de porco usualmente consumida na Russia há muito tempo. Conto que já comi muita gelatina de carne de porco com os meus avós paternos, ambos imigrantes do final do século IXI, ela russa e ele aust´riaco, vieram com as suas famílias naquela data para o Brasil. Pretendo fazer a gelatina de carne de porco da receita, gostei muito, pois coincide com a da receita dela em quase toda a totalidade. Faço, seguidamente a sopa borsch e o Goulash austríaco. Um abraço e parabéns pela reportagem de dicas.

Receita de meus avós, vó Espanhola e vô Russo Alemão…
Chamamos de Caurra , delícia, a mesma receita, só que não leva legumes, só pés , orelhas, rabos , carne de porco, mocotó de boi e músculo bovino, adoramos…..

marcioliez@hotmail.com

Receita da minha avó,Ucraniana e meu avô Alemão sempre fizemos,todos os finais de ano….tradição na família….meu irmão mais novo…infelizmente falecido fazia a receita inigualavelmente…estamos tentando, e com sua ajuda, vamos conseguir manter a tradição ….abraços carinhosos……

Adriana Daldni Tonon

Minha mãe sempre faz, aprendeu com sua mãe, mas chamamos de geleia de porco ( adorei conhecer nome de origem), só leva joelho, pé de porco e tempero. Adoramos.

Para mim, que nasci em Bolivia (atualmente vivo no Brasil) este prato não é nada, mia tia China (irmã de meu pai) casada com um alemão, sempre que tinha festividades de maior gala sempre o fazia e o chamava de “Aspic”

waldemar pilipchuk

Sou filho de ucranianos de Dereviantche que vieram pra cá em 192, tenho 83 anos. Alem dos agradecimentos por informações sobre a receita que minha mãe fazia gostaria de saber como me comunicar com descendentes de ucranianos para me informar mais sobre lá. De algumas músicas ucranianas que meus pais cantavam com seus conterrâneos imigrantes pelo menos uma vez por mês aos domingos ou feriados em reuniões de almoço variando sempre o endereço eu conheço somente o ritmo e não o significado. Gostaria de entrar em contacto com quem possa me informar sobre o significado das letras daquelas músicas

waldemar pilipchuk

Sou filho de imigrantes ucranianos de Dereviantche, que vieram em 1929,já falecidos. Não falo ucraniano. Gostaria de saber como me informar sobre a tradução de letras de músicas de que me recordo. Eram cantadas em almoços aos domingos por patrícios. Aguardo retorno.

Precisava ter a quantidade de cada ingrediente.
Quem nunca fez, não sabe!!
Abs

O segredo é colocar quantidade de água somente para cobrir carnes.

Estou tomando café com essa gelatina e fui pesquisar se realmente existia uma receita assim achei q era mais coisa da minha família pq a receita já vem da minha bisavó q veio da Ucrânia. Nós chamamos de Drilhi. Minha mãe ama com limão. Ela faz sempre mas agora fazemos com suam e algumas partes q tem couro para virar gelatina depois de cozido tira carne do osso e descarta excesso de couro. Fica bom demais.

Themis Slobodian

Boa noite, minha mãe nasceu em Milne, Ucrânia e ela fazia esta receita. Há tempos procuro uma próxima a da minha mãe. Muito obrigada por compartilhar. Vou fazer . Abraços

De nada! Em que cidade você mora? Você gostaria também estudar ucraniano, idioma dos seus antepassados? 🙂

leatrice mudrei schott

Sou ucraina, meus avós eram da Ucrania, Kiev, é um prato muito gostoso que eu comia com meus avós na Pascoa ou Natal

Grato pela receita. Me criei comendo essa delícia. Nossa família fazia sem cenoura, e com muito cheiro verde. Vou provar colocando cenoura, louro e cebola como na sua receita

Drehli sou descendente de ucranianos que vieram na primeira imigração final do século 18receita tradicional de nossa família. Minha mãe que aprendeu com minha avó fazia com maestria meu pai se deliciava e todos nós adorávamos. Mantenho a tradição bem como outras comidas tipicas

Olá Andrei, vi o post sobre haladyets, estava pesquisando porque fiz hoje e encontrei seu blog.
Gostaria de saber se pode postar algo sobre varenik, uma receita original. Obrigada

Oi, Bete! Em que cidade você mora? Se for em São Paulo, você pode pedir vareniki pronto no restaurante russo Barskiy Dom. Siga no Instagram @restauranterusso.

Deixe uma resposta sobre 🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Gelatina de carne