Máslenitsa (em russo: Масленица, em ucraniano: Масниця, em bielorrusso Масленіца, em polonês Zapusty, em tcheco Masopust, em sloveno Pustni teden, em sérvio Покладе, em búlgaro Сирна неделя etc.) – um ciclo tradicional de festas que foi preservado pelos eslavos desde época dos pagãos. O rito é associado com a despedida do inverno e chegada da primavera. Existe ainda o nome da igreja como a “Semana do Queijo”.
O nome vem do fato de que este período é a última semana quando ainda é permitido o consumo de manteiga, produtos lácteos, peixe e carne, antes da Quaresma. A Igreja Ortodoxa considera essa semana para a reconciliação com os próximos, pedido de perdão para quem você ofendeu e a preparação para a Quaresma.
Nos tempos antigos, esta celebração foi no dia do solstício da primavera, e só com a religião ortodoxa sua data ficou dependendo do início da Quaresma. Os principais atributos da celebração tradicional da Maslenitsa na Rússia são panquecas, espantalho da Máslenitsa, diversão, passeios de trenó e danças.
O primeiro dia da Máslenitsa – Встреча (fstryétcha – encontro). Neste dia, as crianças de manhã fazem um boneco de palha, chamado de Máslenitsa e o decoram. Depois se juntam e andam de uma casa a outra, cantando músicas folclóricas. As donas das casas oferecem panquecas. Nos tempos antigos, apenas as pessoas ricas podiam fazer tantas panquecas. A primeira panqueca sempre é dada aos mendigos para a recordação dos falecidos. As canções e guloseimas duram até o almoço, e depois as crianças e os jovens vão se divertir de trenós nas colinas com neve, continuando a cantar músicas sobre Máslenitsa. Descer as colinas de trenó está associado com a supertição popular: aqueles que descem a distância mais longa irão ter uma melhor safra de linho.
O segundo dia da Máslenitsa – Заигрыш (záigrêch – paquera). Neste dia há escolha dos pares: os rapazes procuram suas futuras esposas, e as meninas mandam olhares apaixonados para os jovens que gostam. Em geral, a diversão da Máslenitsa é voltada para que o matrimônio possa acontecer depois da Quaresma.
O terceiro dia da Máslenitsa – Лакомка (lákamka – guloseima). Na quarta-feira, que é terceiro dia da Máslenitsa, as sogras convidam os genros e servem panquecas para eles. E é por isso que falam até agora “estou indo na casa da sogra para comer panquecas” (к теще на блины). Os casais jovens, neste dia vestem trajes de casamento. Os jovens solteiros continuam a brincar e trocar olhares. Cada família servem as mesa com comida deliciosa, fazem as panquecas,e no interior fazem cerveja. Foi considerado que no período da Máslenitsa, e especialmente no dia de Lákomka, você precisa comer o quanto quiser. Com as panquecas se servem vários tipos de queijo, smetána (parece com coalhada), leite e manteiga. Todos comem bastante para aguentar durante a Quaresma.
O quarto dia de Máslenitsa – Разгуляй (razgulyáy – dia da diversão). Na quinta-feira, todos se juntam para a diversão – desde as crianças até os idosos. Neste dia, são organizadas as lutas de soco entre os homens fortes e as brincadeiras de capturar as paredes de neve que simbolizam a fortaleza. Além disso, neste dia de Maslenitsa efígie subiram a montanha. E todos continuavam a comer panquecas.
O quinto dia do Máslenitsa – Тёщины вечерки (tyóchtchinê vyetchyérki – noites da sogra). Neste dia, as sogras vão visitar seus genros para comer panquecas: na noite anterior o genro aconvida para o visitar, e ela enviava para ele os ingredientes para panquecas e louça. Objetivo disso é mostrar seu respeito para com a família da esposa.
Sexto dia da Máslenitsa – Золовкины посиделки (zalófkinê pasidyélki – encontro com nora). Neste dia mostram o respeito para a família do marido: a esposa jovem convida os parentes do seu marido para comer as panquecas. Neste dia também, queimam o espantalho da Máslenitsa que significava o inverno. Ao redor do fogo organizam se as celebrações com canções e danças.
O sétimo dia da Máslenitsa – Прощеное воскресенье (próchtchyenaye vaskryesyéniye – Domingo do Perdão). Neste dia, todos estamm cientes de que é o último dia antes da Quaresma, e tentam se purificar espiritualmente mais que possível e pedir perdão um ao outro. Resposta padrão é “Deus lhe perdoa”, mas se a pessoa desejar e seu coração lhe mandar, ela pode falar mais. Neste dia também levam as panquecas ao cemitério e deixam sobre os túmulos.
Claro, que hoje em dia, especialmente nas cidades, é quase impossível conservar se as tradições antigas. Mas há sempre uma possibilidade de se despedir do inverno de maneira festiva e encontrar a primavera. Uma alternativa aos preguiçosos da Rússia é ir aos restaurantes e comer panquecas, que sempre fazem parte do cardápio nesta época do ano. Alguns lugares, principalmente da periferia, no sábado e domingo antes da Quaresma organizam se eventos com fantasias.
gostaria de saber mais sobre comida tipica da ucrania.