Enquanto os brasileiros na época da Páscoa se presenteiam com ovos de chocolate nos países eslavos curtem outros costumes mesmo que o ovo continua ser presente como símbolo de vida e nascimento.
Pissanka (писанка em ucraniano pêssanka, em russo píssanka) é o ovo de Páscoa que hoje em dia considera-se como uma obra de arte popular da Ucrânia. É um país com sua cultura rica e com muitos costumes preservados desde época do paganismo e integrados na religião cristã. Existe cerca de 100 símbolos que aplicam nos ovos de galinha com cera e tintas naturais como as mensagens. Cada símbolo leva um significado das forças da natureza e vida. Depois que a Rus Kievana se tornou cristã ortodoxa em 988 os símbolos da Pissanka se enriqueceram com as mensagens da religião cristã.
Cada região da Ucrânia tem o seu próprio padrão característico e a cor. Nos ovos da região dos Cárpatos (Карпати – em ucr. Karpátê) dominam as cores amarelas, vermelhas e pretas, da região do Chernigov (Чернігів – em ucr. Tchernírriv) as vermelhas, pretas e brancas, na região de Poltava (Полтава – em ucr. Poltáva) as amarelas, verdes claras, brancas. Na região Transcarpátia (Закарпаття – em ucr. Zakarpáttya), do Kiev (Київ – em ucr. Kêyiv), Ternopil (Тернопіль – em ucr. Ternópily) as imagens são grandes enquanto na região da Gutsulshchina (Гуцульщина – em ucr. Rutsúlych-tchêna) são pequenininhos.
Para criar uma Pissanka antigamente usavam se ovos crus. Agora os esvaziam antes da aplicação do ornamento. A arte começava com a primeiro sinal do sino. Primeiramente, mergulhavam o ovo na tinta amarela onde eles permaneceram enquanto era lida três vezes a oração do Pai-Nosso. Cada cor aplicada cobria se com cera. Até o final da obra os ovos se transformaram em bolinhas pretas sombrias. E removiam em água quente ou se aproximavam ao fogo. A cera derretia e a Pissanka nascia como o sol que surge da escuridão da noite. Para que as Pissankas brilharem passavam se óleo nelas. As colocavam ao redor do panetone da Páscoa (Паска – em ucr. Páska, Кулич – em russo Kulítch).
Atualmente, a arte de pintar ovos de Páscoa estão renascendo. A técnica esquecida está se recuperando, os novos mestres surgem. Na cidade Kolomyia (Коломия – em ucr. Kolomêya) na Ucrânia há um museu de ovos de Páscoa (Музей Писанки – em ucr. Muzéy Pêssankê).
Mesmo que na Ucrânia os costumes da época de paganismo se misturaram com rituais cristãs além da Pissanka descrita acima na época da Páscoa fazem Krashanka (Крашанка – em ucr. Kráchanka). Estes tipos de ovos de Páscoa também fazem na Rússia (Крашенка – kráchenka) e Belarus. Para Krashanka usam ovos cozidos porque depois de ser abençoados na igreja eles serão consumidos por toda família como primeira refeição depois da Grande Quaresma. A palavra крашеный (kráchenêy) em russo significa pintado.
A cor original da Krashanka é vermelha. A história vem de uma lenda sobre Maria Madalena. Acredita-se que quando ela veio trazer a mensagem cristã ao imperador Tibério sobre ressurreição de Jesus o imperador não acreditou e disse que é mais rápido os ovos na mesa de almoço mudarem sua cor do que um ser humano voltar a vida depois da morte. Em seguida os ovos na mesa dele mudaram sua cor para vermelha. Esta cor simboliza o sangue do Salvador.
Para fazer Krashanki (plural) as donas de casa cozinham ovos por 15-20 minutos na água com casca de cebola, até que os ovos adquirirem a cor desejada.
Fazem Krashanki com outras cores também usando sucos naturais de beterraba, cenoura, salsa e outras plantas. Hoje em dia para facilitar o serviço vendem-se corantes de várias cores.
Também há opção de decorá-los. Para isto cole na sua superfície folhas pequenas de plantas ou os enrole com as linhas e os cozinhe dentro de um saquinho feito de meia calça.
O nome Drapankа (драпанка – em ucraniano, russo e belorusso a pronúncia é mesma – drápanka) veio a partir da palavra eslava antiga драпать (drápaty) que significa arranhar. Em ucraniano esta palavra se preservou com a mesma pronúncia e em russo se alterou para дряпать – dryápaty. Para fazer drapanki (plural) é melhor usar ovos vermelhos cuja casca é mais forte do que a dos brancos. Em primeiro lugar, cozinham ovos, os pintam em qualquer cor mais escura e seca. Depois desenham ornamento à lápis. O ornamento é raspado com um instrumento afiado, tal como ponta da faca, furador, tesoura ou agulha grossa.
Krapanka (крапанка – em ucraniano, russo e belorusso a pronúncia é a mesma – krápanka) venho a partir da palavra eslava antiga крапать (krápaty) que significa pingar. Em ucraniano esta palavra se preservou com a mesma pronúncia e em russo se alterou para капать – kápaty. Primeiro, pintam o ovo em uma cor, em seguida, quando ela seca e esfria, aplicam gotas de cera quente e mergulham em liquido frio de outra cor. Depois que a tinta seca, mergulham ovo em água quente para derreter a cera. A cera derrete e deixa o ovo ficar muito bonitinho. A cera pode ser raspada suavemente.
Hoje em dia, como uma arte, praticam outros métodos de decorar ovos de Páscoa.
Muito bonito.