Tenho uma namorada russa …

Namorada RussaMe parece que agora no Brasil surgiu uma tendência de arrumar uma namorada eslava (russa ou ucraniana) pela internet. No entanto é mais raro encontrar uma moça do Brasil que está procurando um namorado da Rússia. Geralmente eles encontram seu destino trabalhando na mesma empresa, viajando para estudar na Rússia, na festa dos amigos etc. Eu recebo várias perguntas, pedidos e reclamações sobre golpes. Claro que geralmente no blog todos colocam somente as perguntas, mas sobre os golpes escrevem mais por e-mail. Mas é bom colocar uma referência destes sites nos comentários para outras que pessoas não vão pelo mesmo caminho.

 

Sempre há uma história parecida –

eu encontrei uma moça linda no site de relacionamento ou de encontro (rede social é mais raro). Ela até já me mandou as fotos da família, mas infelizmente é pobre e nem tem internet para conversar (usa na lanhouse) e nem mesmo celular etc. Nós planejamos nosso futuro e ela fala tanta coisa para mim que eu estou apaixonado e em breve ela virá para o Brasil, mas está difícil e caro fazer seu passaporte. E depois de um tempo – eu mandei dinheiro para ela fazer o passaporte e comprar as passagens, mas ela não veio … que estranho que ela sumiu … me ajude encontrá-la …

É necessário tomar cuidado com as “moças” (ou “moços”) virtuais e eu aconselho primeiro visitá-la no país dela, conhecer sua família e os costumes. Isso não é uma garantia, mas já é maior probabilidade que esta pessoa possui alguns planos com você de verdade.

Mas tudo bem. Já foi decidido que ela irá para Brasil. Então qual é a  forma de trazé-la para cá?

  1. É necessário possuir passaporte para o exterior. Valor do passaporte na Rússia é de R$ 157,00 (2.500 rublos) para 10 anos ou de R$ 63,00 (1.000 rublos) para 5 anos. Na Ucrânia os valores são parecidos.
  2. Comprar passagens. Neste caso pode solicitar os dados dela, comprar as passagens eletrônicas e enviar por e-mail.
  3. Assim que chegar ao Brasil o estrangeiro precisa se registrar no órgão de imigração (Departamento da Polícia Federal).

Um russo ou um ucraniano ao entrar no Brasil fica classificado como turista pela Polícia Federal não precisa do visto e tem direito de estada de até 90 dias. Após deste prazo pode solicitar o visto de turista na Polícia Federal para mais 2 meses. Depois deve se retirar do território brasileiro podendo apenas retornar depois de seis meses.

namorada russaConsiderando que sua namorada poderá ficar aqui só 5 meses, é muito pouco tempo conseguir entender todos os seus costumes, cultura e hábitos enquanto ela está no Brasil. Tudo isso fica como um conto de fada, bonito demais para ser parecido com a realidade. Mas acho que não é uma boa idéia se casar na hora. Já que você vai trabalhar e ela vai ficar o dia inteiro em casa sem poder sair porque não fala a língua brasileira, não tem amigos, não tem nenhuma atividade na vida. Pode ser que ela gosta da vida assim ou se acostumar com tempo, mas pode ser que não. Então o é melhor deixá-la escolher se gosta do país com todos os seus costumes tão diferentes ou não.

Existe outra forma de conseguir a permanência no Brasil sem casar – visto de estudante. Primeiro é necessário encontrar uma faculdade que ofereça curso de letras ou curso de português e perguntar quais documentos são necessários para poder estudar lá. Se for em São Paulo posso aconselhar a faculdade Mackenzie. Pode ir lá pessoalmente ou fazer uma procuração para despachante, para preencher todos os documentos necessários. A faculdade emite um convite dizendo que é necessário registrar o documento no cartório. Depois precisa levar para o consulado do Brasil no território da Rússia ou Ucrânia com os seguintes documentos:

  • Passaporte,
  • Certidão de antecedentes criminais,
  • Certidão de nascimento,
  • Convite da faculdade,
  • Uma foto 3×4 com fundo branco,
  • Convênio médico
  • Comprovante de renda dos pais mostrando que eles podem te sustentar durante o curso ou uma carta do brasileiro que será uma garantia financeira. A carta precisa ter reconhecimento da firma no cartório.

Se vocês decidiram se casar, vamos então ver o que é necessário para o visto de casamento. Esta solicitação é feita através de um processo administrativo junto ao Ministério da Justiça por intermédio da Polícia Federal e com base no casamento, ele pode ser solicitado na modalidade de permanência no Brasil. Todos os documentos necessários para o casamento precisam ser traduzidos para português com ajuda de tradutor juramentado no país do estrangeiro, legalizados no Ministério da Justiça de lá, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia é o consulado do Brasil no território do estrangeiro:

  • Certidão de Nascimento
  • Declaração de Estado Civil
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de Antecedentes Criminais
  • Sentença de Divórcio ou certidão de casamento anterior com a averbação de divórcio.

Depois de trazer estes documentos para o Brasil, precisa verificar no cartório quais documentos a mais serão solicitados. Pelo que eu lembro foi novamente a tradução juramentada de todos os documentos aqui no Brasil, cópia autenticada de todas as páginas do passaporte. Não lembro mais quantas fotos. É sempre bom perguntar por que às vezes pode mudar alguma coisa.

Se vocês finalmente passaram por toda essa burocracia para ser esposa e marido, parabéns a vocês! Agora só sobrou solicitar a permanência definitiva no Brasil e esta informação vocês podem encontrar no site da Embaixada do Brasil na Rússia ou do Ministerio da Justiça.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre Tenho uma namorada russa …

Olá, conheci meu noivo pela internet. Ele é ucraniano, mora em kiev. Gostaria de saber qual o melhor lugar pra se casar, aqui ou lá? Se nos casarmos aqui no Brasil ele perde a cidadania dele?? Tem um visto especial pro caso dele?? e se tiver ele poderia trabalhar no brasil?

muitas dúvidas ;/

Olá Diana. Casar no Brasil não significa ter cidadania. O estrangeiro recebe permanência e assim continua com própria cidadania. Ele pode receber cidadania brasileira depois de 3 anos se ele estava fazendo todas as declarações de renda e pode apresentar que ele consegue se sustentar ou então tem uma pessoa que sustenta. Nesse caso ele vai preder cidadania ucraniana por que nesse país não é permitida dupla cidadania.

Walter alves dos santos

Olá eu conheci uma garota da Russia e estamos nos correspondendo por e-mails.Gostaria de saber como eu faço pra descobrir se ela de fato é uma pessoa ou se é um golpe.
Desde já agradeço.

Walter toma todo o cuidado, pois a maior parte de contato de mulheres russas são golpe, pega a foto dela e coloca em google imagem e começa a ver ser el tem mais perfis.
adal_dias@hotmail.com

Só você falar que está preparando tudo para ir conhece lá já passa um nome de uma empresa que vai dar acessória na Rússia assim logo ela Sumé se for golpe

Olaa!, seu site esta com assunto que para mim é muito interessante, pois esta procurando uma companheira da Russia, até me cadastrei em sites de relacionamento, você conhece alguma mulher da Russia que poderia indicar, obrigado.

Obrigada José. Eu não conheço mulheres que não sejam casadas. E é muito difícil procurar no sites por que na maioria das vezes vocês não sabem se é mesmo uma mulher no outro lado. É mais fácil viajar vez em quanto para Rússia e procurar uma pessoa na vida real. Se você vai querer estudar russo bem vindo.

olá! Walter veja bem, as conversas que você fez por e-mail com mensagens e fotos, geralmente não são as mulheres russas. geralmente são homens que se passam por mulheres para que as fraudes sejam cometidas, por homens mal-intencionados. toma muito cuidado!

Cuidado, nos EUA tem acontecido situações parecidas, onde a noiva pede o dinheiro do passaporte depois da passagem e aí some.
Sabe por que?
Porque são mafiosos russos que usam mulheres para atrair as vitimas, contudo não estou generalizando. Existem as exceções.

Bom conheci um rapaz que mora na Rússia e ele me disse que essas ucranianas e russas que procuram casamento com estrangeiros na maioria das vezes são mulheres que estão atrás de vida boa, ou seja um marido tenha uma renda 4 vezes maior do que o salário da média do país e não uma vida mediana. Ele falou que vê muitos homens chegarem da Europa em busca de esposas na Rússia mas são trabalhadores comuns, e que acabam não conseguindo uma esposa. Fora que o preço das passagens do Brasil pra lá são bem salgados.

olá! a namorada Bielorrussa que eu arranjei foi no site http://www.pt.fdating.com

eu gostaria que visitassem esse site para ver se ele funciona bem

Tenho um amigo russo que estuda comigo e ele foi vitíma de um golpe na própria Rússia ele chegou a conhecer a mulher pessoalmente lá o qual conhecerá por site de relacionamento antes, depois de um tempo ela falou que estava com câncer e ele mandou o dinheiro para o tratamento depois disto nunca mais a viu.

Este assunto sobre golpes que são dados ou tentados nos dating sites, podem ser evitados sem tanto esforço.
Acredito que quem deseja uma parceira russa/ucraniana com boas intenções deva conhecê-la por um bom tempo através de e mails, saber sobre ela, sua família, trocar fotos/vídeos e se rolar clima ir até lá para conhecê-la pessoalmente, despesa mais que necessária.
Um/uma golpista não irá esperar por tanto tempo, logo irá pedir dinheiro usando n desculpas.
Aí está a questão.
Por outro lado, mulher com curso superior e um emprego por lá, dificilmente irá querer um patrício nosso sem instrução e que não possa proporcionar a ela uma vida realmente decente por aqui.
É o óbvio ululante…

Olá!

Você conhece algum site de relacionamentos da Rússia ou Ucrânia que sejam confiáveis?

Olá. Eu acho que é difícil saber objetivo verdadeiro da pessoa que se cadastra no site de relacionamento. As (os) golpistas sabem que as pessoas que não conseguem encontrar um parceiro na vida real e faz procura nesses tipos dos sites são mais sensíveis e usam isso escrevendo as mensagens cheios de sentimentos que mexem com cérebro do solitário. Sempre precisa tomar muito cuidado até para ter certeza que essa moça existe e até que isso é uma moça de verdade por que na maioria das vezes nem tem como descobrir quem está no outro lado da rede.

Sra Snizhana Maznova, agradeço pela atenção dispensada na resposta! Sra conhece alguma agência de casamentos real, que não seja on line, em Moscou ou São Petesburgo?

Infelizmente não conheço. Pergunte no Clube Eslavo no Facebook. De repente alguém conhece.

A algum tempo entrei em um site de relacionamentos,e apareceu uma foto de uma moça russa,muito linda, daquelas de se apaixonar.mas eu nem lembro se mandei mensagens…agora fazem exatamente um mes que essa moça me escreveu agardecendo por ter prestado atençao a ela. Ai começamos nos correspomder atraves de emails,me mandou fotos do seu emprego, da sua familia,disse que e formada em engenharia e arquitetura.tem 27 anos,eu 50 ,falou que diferença de idade nao importava que ae sentia so e queria ser feliz,que homens na russia nao respeitam as mulheres. Ela e linda quase me apaixonei…menos de um mes disse que queria vir para o brasil,largar tudo emprego familia e que esta apaixonada por min,pediu alguns dados como fazer documentos etc… respondi que ainda era cedo para ela vir e que eu nao estava preparado para recebe_la e que era um homen simples de vida simples sem luxo e sem riquezas…no mesmo dia ja nao respondeu…sera um golpe…?

Paulo, dá para desconfiar que sim. Dê mais trela caso ela lhe escreva de novo, se vier pedido de dinheiro, aí nem é mais dúvida!

Alvaro te agradeço pela atençao. Mas parece que nao a duvidas,a moça e bem safadinha mesmo.nao escreveu mais.ela nao pediu dinheiro mas queria meus dados e referencias de aeroporto,queria vir logo ao Brasil poque estava apaixonada pelo patricio aqui e nao aguentava mais viver sozinha…uma historia comovente…quase acreditei,se nao tivesse alguns Km de rodagem. Vou guardar as fotos dela de lembrança…obrigado mais uma vez…abraços!

Olá Snizhana Maznova tudo bem eu gostaria de saber se as mulheres russas-ucranianas ou descendentes se casaria ou namoraria com brasileiro ouvi dizer que no brasil tem a colônia russa-ucraniana, qualquer informação ficarei grato.

Olá Ronaldo. É uma pergunta meio estranha. Será que o amor depende da colônia? Como você responde se eu pergunto se casaria ou namoraria com uma alemã ouvi dizer que na Alemanha tem a colônia brasileira?

Gostar de uma pessoa não tem nada haver com sua nacionalidade, independe disto, devemos procurar alguém que gostamos, não porque é russa, brasileira, americana,… mas sim porque gostamos.

Prezado Ronaldo,

Acredito que, de um modo geral, os russos aceitam relativamente bem relacionamento com estrangeiros.

Desculpa, não enetndi muito bem quando você comentou sobre as colônias russa-ucraniana no Brasil. Como abordaria alguma garota de lá? Confuso, não?!

Se é um sonho… Lembre-se que há agências de relacionamentos com garotas do leste europeu. Não só virtuais (internet), mas também reais. Mas tome cuidado, pode haver reais inteções, mas também muitas fraudes.

Se der certo adianto que será uma experiência de vida fasciante. Boa sorte!

Sim claro namoraria com uma alemã sem problemas Snizhana, mas tenho um gosto pessoal pelas mulheres russas, na minha percepção as mulheres russas são simpáticas, delicadas, e femininas, na minha opinião e um sonho da grande maioria dos brasileiros e casar ou namorar com uma russa.

Então a pessoa vai ao exterior por amor e não por nacionalidade ou por comunidade.

Infelizmente, acredito que devam ser raros os casos que vão por amor.

Digitei um texto enorme e enviei respondendo esses questionamentos mas parece não ter sido publicado pelo site. 🙁

Já postei aqui inúmeras vezes que namoro, há um ano, uma garota russa que conheci em Moscou. Entrei num site desses de relacionamento brasileiro e um scammer, passando por uma mulher russa, tentou me aplicar um golpe. Foi aí que fiquei curioso em saber mais sobre as mulheres do Leste Europeu, comecei a ler, pesquisar e fiquei tão fascinado que entrei num site de relacionamento russo/ucraniano, onde encontrei a minha atual namorada. Conversamos por meses, nos vimos pelo skype… e realmente fiquei empolgado em conhecê-la.

Fui a Moscou apenas para conhecê-la, depois nos encontramos na Itália, logo após ela veio para o Brasil e ficou por quatro meses, e agora estamos nos encontrando de férias em Roma, onde iremos definir nosso futuro juntos.

O que posso dizer, Douglas, é que jamais iria para Moscou conhecê-la se realmente não achasse que ela fosse uma mulher adorável e especial. Ou seja, fui a procura de um grande amor, sim. Não tenho vergonha de dizer isso. E acredito que a maioria não entraria numa empreitada dessa se realmente não fosse alguém que valesse muiiiito a pena. Afinal, a Russia não é logo ali.

Caso queiram dicas e conversar a respeito, me deixei o email que será um prazer dar dicas, esclarecer dúvidas…. E, no mais, cuidado com scammers em sites de relacionamento.

e boa sorte!

Que legal Luiz, entao vc se enquadra nos casos raros, eu digo isto, pois sei que existe estas agências até de arrumar mulheres para se casar, mas parece mais como um negócio no seguinte sentido, a mulher que tem filhos e é mais velha tem menos chances que uma garota nova sem filhos, parece que é uma espécie de mercado em torno da mulher russa ou ucraniana. Eu não dei certo com uma namorada aqui no Brasil eu sou estudande de física e matemática, no final eu estudava e a garota me traia, enfim aqui no Brasil encontrei uma garota que veio da Rússia e começamos um relacionamento, porém não tive problemas com ela, nunca discutimos, ela ouve meus problemas e eu os dela. Porém eu não fazia idéia que ela era da Rùssia quando a vi pela primeira vez, pensei que fosse da Alemanha, eu não manjo destas coisas, eu conquistei ela nem sei como eu só fui eu mesmo.

Caro Luiz, meu endereço eletrônico é o seguinte: fabiobsbtransportes@gmail.com. Este tema me apraz.

Prezado Fábio,

Eu já lhe enviei um email.
No aguardo,

André

Conversei via site de relacionamentos com mulher madura de 36 anos, russa de origem, de boa aparência, inteligente e simpática, mas apenas como amigos.
Após um certo tempo ela disse-me que realmente existe um verdadeiro negócio de namoros na Ucrânia, e que ela soube de mulheres que atraiam o homem para seu país, o encontravam e o levavam a magazines locais onde o homem, empolgado com sua beleza, acabava comprando presentes caros para ela. Existia um trato com o gerente da loja, e no dia seguinte após as compras a mulher devolvia as peças e recebia dinheiro, sendo que a loja apenas descontava o lucro de venda.
Mas disse ela que também há mulheres honestas nestes sites. Mas o risco existe!

Deixe uma resposta sobre Tenho uma namorada russa …