Tenho uma namorada russa …

Namorada RussaMe parece que agora no Brasil surgiu uma tendência de arrumar uma namorada eslava (russa ou ucraniana) pela internet. No entanto é mais raro encontrar uma moça do Brasil que está procurando um namorado da Rússia. Geralmente eles encontram seu destino trabalhando na mesma empresa, viajando para estudar na Rússia, na festa dos amigos etc. Eu recebo várias perguntas, pedidos e reclamações sobre golpes. Claro que geralmente no blog todos colocam somente as perguntas, mas sobre os golpes escrevem mais por e-mail. Mas é bom colocar uma referência destes sites nos comentários para outras que pessoas não vão pelo mesmo caminho.

 

Sempre há uma história parecida –

eu encontrei uma moça linda no site de relacionamento ou de encontro (rede social é mais raro). Ela até já me mandou as fotos da família, mas infelizmente é pobre e nem tem internet para conversar (usa na lanhouse) e nem mesmo celular etc. Nós planejamos nosso futuro e ela fala tanta coisa para mim que eu estou apaixonado e em breve ela virá para o Brasil, mas está difícil e caro fazer seu passaporte. E depois de um tempo – eu mandei dinheiro para ela fazer o passaporte e comprar as passagens, mas ela não veio … que estranho que ela sumiu … me ajude encontrá-la …

É necessário tomar cuidado com as “moças” (ou “moços”) virtuais e eu aconselho primeiro visitá-la no país dela, conhecer sua família e os costumes. Isso não é uma garantia, mas já é maior probabilidade que esta pessoa possui alguns planos com você de verdade.

Mas tudo bem. Já foi decidido que ela irá para Brasil. Então qual é a  forma de trazé-la para cá?

  1. É necessário possuir passaporte para o exterior. Valor do passaporte na Rússia é de R$ 157,00 (2.500 rublos) para 10 anos ou de R$ 63,00 (1.000 rublos) para 5 anos. Na Ucrânia os valores são parecidos.
  2. Comprar passagens. Neste caso pode solicitar os dados dela, comprar as passagens eletrônicas e enviar por e-mail.
  3. Assim que chegar ao Brasil o estrangeiro precisa se registrar no órgão de imigração (Departamento da Polícia Federal).

Um russo ou um ucraniano ao entrar no Brasil fica classificado como turista pela Polícia Federal não precisa do visto e tem direito de estada de até 90 dias. Após deste prazo pode solicitar o visto de turista na Polícia Federal para mais 2 meses. Depois deve se retirar do território brasileiro podendo apenas retornar depois de seis meses.

namorada russaConsiderando que sua namorada poderá ficar aqui só 5 meses, é muito pouco tempo conseguir entender todos os seus costumes, cultura e hábitos enquanto ela está no Brasil. Tudo isso fica como um conto de fada, bonito demais para ser parecido com a realidade. Mas acho que não é uma boa idéia se casar na hora. Já que você vai trabalhar e ela vai ficar o dia inteiro em casa sem poder sair porque não fala a língua brasileira, não tem amigos, não tem nenhuma atividade na vida. Pode ser que ela gosta da vida assim ou se acostumar com tempo, mas pode ser que não. Então o é melhor deixá-la escolher se gosta do país com todos os seus costumes tão diferentes ou não.

Existe outra forma de conseguir a permanência no Brasil sem casar – visto de estudante. Primeiro é necessário encontrar uma faculdade que ofereça curso de letras ou curso de português e perguntar quais documentos são necessários para poder estudar lá. Se for em São Paulo posso aconselhar a faculdade Mackenzie. Pode ir lá pessoalmente ou fazer uma procuração para despachante, para preencher todos os documentos necessários. A faculdade emite um convite dizendo que é necessário registrar o documento no cartório. Depois precisa levar para o consulado do Brasil no território da Rússia ou Ucrânia com os seguintes documentos:

  • Passaporte,
  • Certidão de antecedentes criminais,
  • Certidão de nascimento,
  • Convite da faculdade,
  • Uma foto 3×4 com fundo branco,
  • Convênio médico
  • Comprovante de renda dos pais mostrando que eles podem te sustentar durante o curso ou uma carta do brasileiro que será uma garantia financeira. A carta precisa ter reconhecimento da firma no cartório.

Se vocês decidiram se casar, vamos então ver o que é necessário para o visto de casamento. Esta solicitação é feita através de um processo administrativo junto ao Ministério da Justiça por intermédio da Polícia Federal e com base no casamento, ele pode ser solicitado na modalidade de permanência no Brasil. Todos os documentos necessários para o casamento precisam ser traduzidos para português com ajuda de tradutor juramentado no país do estrangeiro, legalizados no Ministério da Justiça de lá, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia é o consulado do Brasil no território do estrangeiro:

  • Certidão de Nascimento
  • Declaração de Estado Civil
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de Antecedentes Criminais
  • Sentença de Divórcio ou certidão de casamento anterior com a averbação de divórcio.

Depois de trazer estes documentos para o Brasil, precisa verificar no cartório quais documentos a mais serão solicitados. Pelo que eu lembro foi novamente a tradução juramentada de todos os documentos aqui no Brasil, cópia autenticada de todas as páginas do passaporte. Não lembro mais quantas fotos. É sempre bom perguntar por que às vezes pode mudar alguma coisa.

Se vocês finalmente passaram por toda essa burocracia para ser esposa e marido, parabéns a vocês! Agora só sobrou solicitar a permanência definitiva no Brasil e esta informação vocês podem encontrar no site da Embaixada do Brasil na Rússia ou do Ministerio da Justiça.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre Tenho uma namorada russa …

Douglas é assim que eu irei conhecer a minha namorada Bielorrussa via Skype em minha própria casa, e bem escondido sem ninguém me incomodar. geralmente o meu namoro com moças daqui do Brasil eu não me senti bem, por que não me dava certo com garota brasileira, de modo geral eu darei bem certinho com a namorada Bielorrussa que é a minha favorita que pretendo namorar sem problemas nenhum, na verdade é uma moça de Minsk que é uma das cidades mais seguras do mundo, dizem as pesquisas que eu li. e eu me casando com uma bielorrussa sem problemas, significa sigilosamente que eu pretenderei ter as minhas 2 filhas com ela no futuro
por que eu sou bem paciente.

Prezado Neto,

Desculpe-me pela pergunta, mas você manda essas mensagens brincando não? 🙂 rs

Bem Neto, eu não conheço nada de relacionamentos via internet. Vou dizer meu caso, eu conheci a garota aqui no Brasil mesmo e eu nunca fui atrás de nenhuma mulher russa, simplesmente foi algo que aconteceu naturalmente.
Eu fui traido por uma brasileira, mas isto é algo que aconteceu comigo não quer dizer que seja assim. Assim como há muitos homens brasileiros safados há mulheres também, mas não podemos pensar que todos sejam assim, pois as pessoas são diferentes em todos os lugares do mundo o grande problema é que as pessoas criam estereótipos.

Minha experiência de viagem internacional vai só até a Espanha, usei a Lan Chile e a Iberia, gostei mais da Lan Chile mas isto foi no ano de 2000.
Para Kiev/Ukrania qual/quais a/s empresa/s aérea/s que vcs conhecem e recomendam (atenção, pontualidade, preço)?

Luiz Não esquente com isso.

Douglas eu mesmo sei que li em um noticiário da folha.com de 8 de dezembro de 2011
apesar do regime autoritário, a capital de Belarus é bem agradável e mais segura do mundo
esse é um único território do leste europeu que é mais fácil de entrar na Ucrânia e Rússia
eu sei que a cidade de Minsk é bem segura e agradável e que você não proteste contra o governo
Belarus é o único pais do Leste da europa que é mais seguro
Rússia e Ucrânia são mais perigosos.

Não sabia Neto não conheço nada dos outros países só da Rússia. No caso da Rússia eu vejo várias pessoas estudando aqui no Brasil principalmente do curso de exatas a situação lá esta feia quanto a isto, estrangeiros mesmo eles não deixam entrar para estudar física ou matemática em institutos como o ITEP nem professor visitante entra mais, tenho vários professores russos aqui no Brasil em São Paulo e Natal e eles me disseram que não valia a pena, acredito que eles não sairam da Rússia a toa para procurar emprego. Sendo assim minha namorada fala várias coisas da Rússia que não fazia idéia que existiam, segundo ela me disse que achava melhor na época da União Soviética, muitas coisas boas foram se perdendo segundo ela. Quanto Bielorrússia não conheço nada obrigado por me informar.

Meu prezado Neto,
Nao saia do site pois me amarro nas suas mensagens rs
Em que a Russia é perigosa?? A Ucrania, em funcao dos conflitos, possui algumas cidades na parte leste que tem um certo risco, sim. Mas a Russia…?!
Minks pode ser maravilhosa, mas cuidado porque é famosa por acoes de scammers, consta como uma das campeãs da “scammers black list”
Veja:
http://www.womenrussia.com/blackpage4.htm
Mas voce esta no caminho certo, conversar com garotas que moram em grandes cidades é sempre mais seguro.

Abraco e boa sorte!!

Andre

Shizhana eu posso ir falar inglês na Bielorrússia. inclusive eu sei que o inglês é falado em todos os lugares do mundo

Com mesmo sucesso que você pode usar inglês no Brasil 🙂

O inglês é falado no mundo todo, porém Neto só precisa da língua caso a pessoa tenha necessidade ou queira aprender simplesmente, assim o inglês é falado em todo lugar do mundo, porém isto não implica que a maioria fale inglês no mundo.

concordo plenamente! RS
Aliás, o inglês é suficiente em viagem, enquanto tuuuudo está dando certo. Basta ficar doente, perder-se, ser roubado…. viiiche, lá foi-se o inglês por agua abaixo. kkkk
Acho um grande risco viajar para cidades pequenas da Ucrânia ou Russia falando apenas inglês.

Concordo. Quando não souber como se comunicar, sempre haverá a opção de usar a linguagem universal:
a mímica.

Snizhana, as informações que obtive é que na Ukrania, fora do aeroporto, o inglês ajuda muito pouco, talvez no hotel.
A notícia que tenho é que hoje em Kiev a cidade está um tanto suja mas fora de certos lugares de reuniões políticas, dá para se andar com certa segurança e sem muito problema.
As empresas aéreas que consultei são a KLM e a Air France (hoje unidas).
Qual vc aconselha? Há também a United.
De quanto em quanto tempo vc viaja para a Ukrania para rever seus familiares?
Grato desde já e espero não estar sendo indiscreto. Estas informações podem ser úteis para quem tem interesse no leste europeu.

Como já escrevi antes o inglês tanto na Rússia quanto na Ucrânia vai ajudar como no Brasil, ou seja somente no aeroporto, hotéis e empresas que trabalham com estrangeiros. Eu viajo raramente e uso Air France ou Lufthansa.

Prezado,

Já viajei para o leste europeu duas vezes e sabe qual companhia eu esoclhi? A viagem com menor duração (menos escala) e a mais barata possível. Dependendo de onde você more no Brasil é quase um dia de viagem!!!

E com os conflitos na Ucrânia prepare o bolso, as passagens estão bem caras.

Boa sorte

Luiz

As passagens tem preço como sempre. Fica caro só em junho, julho e agosto devido as férias escolares. E em dezembro e janeiro devido as férias do Natal e Ano Novo.

Snizhana eu já fiz um estudo sobre a cidade de Minsk. eu sei que a cidade de Minsk é a mais segura do mundo se comparando com os países europeus. e em Belarus é mais fácil de entrar do que na Rússia e Ucrânia.
desde que a pessoa não faça de maneira alguma protesto contra o governo de Minsk. quando eu for para lá eu para pegar a minha cara-metade, eu entraria com respeito e sem dizer nada do governo. como tudo que eu li no noticiário do folha.com do dia 8 de dezembro de 2011 o que diz na pagina do Jornal apesar do regime autoritário a capital de Belarus é agradável e muito segura. e então você pode pesquisar no google que ai você estará por dentro desta notícia. e como o Luiz disse para mim, que eu estou no caminho certo em escolher a mulher ideal para mim, que é lá de Minsk .que com certeza vai ser bem tranquilo para mim, ficar bem sossegado nos dias em que eu for lá pega-la para vir morar em meu país junto comigo e o meu pai, isso vai ser bom demais. mais eu continuo assim bem informado das coisas.

poxa, Neto!
sou seu fã nesse site e você diz que vai trazer uma princesa do Leste Europeu para morar com o seu pai???:((

kkkk Brincadeira, meu camarada. Vai fundo!

é dessa forma que eu pretendo sempre escolher a minha namorada da Bielorrússia que é solteira e sem filhos nenhum. e essa é a melhor maneira de escolher, do que querer se envolver com mulher casada, o homem que se envolve com mulher casada ele está correndo um perigo e risco de ser atacados pelos maridos das mulheres com que esse fulano se envolve.

Snizhana eu gostando de só de conversar com as moças de cidade é sempre mais seguro, do que em alguns vilarejos.

Eu acho que as pessoas do interior são mais abertas e ingenuas do que nas cidades grandes e há menos risco de sofrer um golpe.

Snizhana eu concordo contigo mas tudo depende de onde a cada um tiver pisando.

Snizhana se eu quiser ir a Homiel ou Grodno ou Brest que é uma das cidades bielorrussas ai está tudo bem.
eu aceitarias umas moças de lá da mesma forma sem nenhum problema, entendeu, declaradamente eu estou fazendo decisões antes de pegar a que eu estou escolhendo pelo site de namoro ou pessoalmente lá em Belarus
furtivamente pelo que você achou eu concretamente estou bem disposto a escolher dos interiores de Belarus, visceralmente eu me convenci a ter uma duvida que tirei comigo mesmo como você já até tinha me dito que as pessoas dos interiores geralmente são bem abertas e ingenuas ai o risco de golpe é bem baixa do que em grandes cidades. e por que nas cidades grandes os riscos de sofrer golpes podem ser maiores como você já tinha me comentado.

Neto, depois dos seus “eu aceitaria umas moças”, “estou fazendo decisões antes de pegar”, “estou bem disposto a escolher” vejo que você acredita em 100% que qualquer moça de lá vai aceitar você 😛

Esse cara é doente! Não se “pega” uma mulher!! Nunca. uma mulher, seja quem for, de onde for, só é alvo de amor, ternura, atenção, romantismo, etc..

Não quero ser desanimador, mas só quero aqui deixar minhas palavras em relação aos últimos comentários , pois bem eu fiquei de queixo caído por uma moça de Tuymem e falo com minhas palavras que gostaria muito de conhecer uma mulher russa ou da Ucrania ,não sei o porque minha obsessão por este dois lugares mas fico fascinado pela Russia me parece um lugar que não sei explicar ,mas hoje estou olhando as brasileiras porque acho muito perigoso. Minha família esteve em Moscou no ano passado e a guia turística proibiu que eles se afastassem do grupo ,pois era muito perigoso, agora tenho meus medos.Entende.

Prezado Adalberto,

Toda cidade estranha tem seus riscos, ainda mais cidades enormes como Moscou. Assim como SP, RJ, Barcelona, Roma, NY….

O risco de conhecer uma mulher do leste europeu está, no meu ponto de vista, associado a outras questões que não são inerentes ao ´Risco país’, mas sim a um ´mercado´de scammers que atuam muitas vezes em países como EUA e Africa, usando fotos indevidas de mulheres russas.
Agora, a Ucrânia está em conflito, naturalmente há riscos atribuídos a esse aspecto. Há risco de ir a Kiev nesse período? Ou a alguma cidade do leste da Ucrânia? Possivelmente, não sei.

Boa sorte!

André

Há risco de ir as cidades onde tem conflitos, mas agora já acabou e as cidades foram liberadas. Em breve tudo vai se acalmar.

Meus amigos a minha noiva é Ucraniana mas gostava de lhes dizer que não importa a nacionalidade mas sim a pessoa e a sua conduta, não se iludam com a beleza por que a verdadeira beleza está dentro e não fora. Como se sabe não raras as vezes que compramos fruta muito bonita e dentro está podre eu conheci a minha noiva pelo site da Anastásia mas atenção muitas destas mulheres não são sérias para tudo é preciso sorte a minha noiva tem 33 anos e tem um filho de 16 ela quer uma família e quer um homem carinhoso no fim quer o que qualquer mulher quer de um homem.

Esta frase não vale somente para relacionamentos “não se iludam com a beleza por que a verdadeira beleza está dentro e não fora”, ela vale para tudo na vida.

Verdade!

Belas palavras!!! Concordo plenamente.

Luiz eu tenho a liberdade de eu gostar da moça bielorrussa, mas fico bem tranquilo, por que eu sei que cada pessoa como eu é livre para escolher quem ele quiser. eu achei bem melhor namorar e depois casar com uma bielorrussa solteira e sem filhos nenhum, do que se envolver com mulher casada, é mulher dos outros para não ter problema. e algum homem que se envolve com a mulher casada, é obviamente brincar com o perigo e correr o risco, e no caso desse dá até óbito. entendeu. eu vejo vários casos de envolvidos com casado nos jornais e de vez em quando dá até na televisão e rádio.

No caso do Luiz como de outros, se envolveu com uma mulher que tem um filho não uma mulher casada. A vida é sua faça o que bem entender com ela. Você só terá certeza de que você tomou uma boa decisão ou não depois de somente tentar, sem tentar e se arriscar você nunca irá saber.

Claro que o casamento é uma carta fechada, minguem sabe de verdade o que vai acontecer, somos apenas parte de um processo. Eu escolhi uma mulher do leste pela sua cultura tradicionalista normalmente são mulheres trabalhadoras e com muita cultura, não importa se tem um filho ou não, porque as mulheres com filhos também tem direito e ser felizes, na verdade para uma união dar certo a receita é muito fácil, respeita se queres ser respeitado, e tudo dá certo.

Neto

Nao entendi o seu comentario.
jamais falei que minha nAmorada tenha filhos e nem tao pouco que seja casada.

Casada é uma coisa, divorciada é outra bem diferente. Não confundir alhos com bugalhos…

Amigo Neto, a minha noiva é divorciada há 7 anos não é casada e claro que cada um tem a liberdade de escolha, a felicidade é fácil de atingir basta ser respeitador e tratar a mulher como amiga e não como escrava o respeito no casamento é muito importante. No meu caso ela vem para Portugal também não me envolvo com com mulheres casadas, eu namoro há 1 ano e tudo está a ser planeado ao pormenor para não haver surpresas.

Prezado luis,

Concordo plenamente com essa sua colocação: “cultura tradicionalista normalmente são mulheres trabalhadoras e com muita cultura,”
Aliás, foi também um dos maiores motivos de eu me encantar com as mulheres de lá.
Boa sorte no seu relacionamento!

Deixe uma resposta sobre Tenho uma namorada russa …