Me parece que agora no Brasil surgiu uma tendência de arrumar uma namorada eslava (russa ou ucraniana) pela internet. No entanto é mais raro encontrar uma moça do Brasil que está procurando um namorado da Rússia. Geralmente eles encontram seu destino trabalhando na mesma empresa, viajando para estudar na Rússia, na festa dos amigos etc. Eu recebo várias perguntas, pedidos e reclamações sobre golpes. Claro que geralmente no blog todos colocam somente as perguntas, mas sobre os golpes escrevem mais por e-mail. Mas é bom colocar uma referência destes sites nos comentários para outras que pessoas não vão pelo mesmo caminho.
Sempre há uma história parecida –
eu encontrei uma moça linda no site de relacionamento ou de encontro (rede social é mais raro). Ela até já me mandou as fotos da família, mas infelizmente é pobre e nem tem internet para conversar (usa na lanhouse) e nem mesmo celular etc. Nós planejamos nosso futuro e ela fala tanta coisa para mim que eu estou apaixonado e em breve ela virá para o Brasil, mas está difícil e caro fazer seu passaporte. E depois de um tempo – eu mandei dinheiro para ela fazer o passaporte e comprar as passagens, mas ela não veio … que estranho que ela sumiu … me ajude encontrá-la …
É necessário tomar cuidado com as “moças” (ou “moços”) virtuais e eu aconselho primeiro visitá-la no país dela, conhecer sua família e os costumes. Isso não é uma garantia, mas já é maior probabilidade que esta pessoa possui alguns planos com você de verdade.
Mas tudo bem. Já foi decidido que ela irá para Brasil. Então qual é a forma de trazé-la para cá?
- É necessário possuir passaporte para o exterior. Valor do passaporte na Rússia é de R$ 157,00 (2.500 rublos) para 10 anos ou de R$ 63,00 (1.000 rublos) para 5 anos. Na Ucrânia os valores são parecidos.
- Comprar passagens. Neste caso pode solicitar os dados dela, comprar as passagens eletrônicas e enviar por e-mail.
- Assim que chegar ao Brasil o estrangeiro precisa se registrar no órgão de imigração (Departamento da Polícia Federal).
Um russo ou um ucraniano ao entrar no Brasil fica classificado como turista pela Polícia Federal não precisa do visto e tem direito de estada de até 90 dias. Após deste prazo pode solicitar o visto de turista na Polícia Federal para mais 2 meses. Depois deve se retirar do território brasileiro podendo apenas retornar depois de seis meses.
Considerando que sua namorada poderá ficar aqui só 5 meses, é muito pouco tempo conseguir entender todos os seus costumes, cultura e hábitos enquanto ela está no Brasil. Tudo isso fica como um conto de fada, bonito demais para ser parecido com a realidade. Mas acho que não é uma boa idéia se casar na hora. Já que você vai trabalhar e ela vai ficar o dia inteiro em casa sem poder sair porque não fala a língua brasileira, não tem amigos, não tem nenhuma atividade na vida. Pode ser que ela gosta da vida assim ou se acostumar com tempo, mas pode ser que não. Então o é melhor deixá-la escolher se gosta do país com todos os seus costumes tão diferentes ou não.
Existe outra forma de conseguir a permanência no Brasil sem casar – visto de estudante. Primeiro é necessário encontrar uma faculdade que ofereça curso de letras ou curso de português e perguntar quais documentos são necessários para poder estudar lá. Se for em São Paulo posso aconselhar a faculdade Mackenzie. Pode ir lá pessoalmente ou fazer uma procuração para despachante, para preencher todos os documentos necessários. A faculdade emite um convite dizendo que é necessário registrar o documento no cartório. Depois precisa levar para o consulado do Brasil no território da Rússia ou Ucrânia com os seguintes documentos:
- Passaporte,
- Certidão de antecedentes criminais,
- Certidão de nascimento,
- Convite da faculdade,
- Uma foto 3×4 com fundo branco,
- Convênio médico
- Comprovante de renda dos pais mostrando que eles podem te sustentar durante o curso ou uma carta do brasileiro que será uma garantia financeira. A carta precisa ter reconhecimento da firma no cartório.
Se vocês decidiram se casar, vamos então ver o que é necessário para o visto de casamento. Esta solicitação é feita através de um processo administrativo junto ao Ministério da Justiça por intermédio da Polícia Federal e com base no casamento, ele pode ser solicitado na modalidade de permanência no Brasil. Todos os documentos necessários para o casamento precisam ser traduzidos para português com ajuda de tradutor juramentado no país do estrangeiro, legalizados no Ministério da Justiça de lá, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia é o consulado do Brasil no território do estrangeiro:
- Certidão de Nascimento
- Declaração de Estado Civil
- Comprovante de Residência
- Certidão de Antecedentes Criminais
- Sentença de Divórcio ou certidão de casamento anterior com a averbação de divórcio.
Depois de trazer estes documentos para o Brasil, precisa verificar no cartório quais documentos a mais serão solicitados. Pelo que eu lembro foi novamente a tradução juramentada de todos os documentos aqui no Brasil, cópia autenticada de todas as páginas do passaporte. Não lembro mais quantas fotos. É sempre bom perguntar por que às vezes pode mudar alguma coisa.
Se vocês finalmente passaram por toda essa burocracia para ser esposa e marido, parabéns a vocês! Agora só sobrou solicitar a permanência definitiva no Brasil e esta informação vocês podem encontrar no site da Embaixada do Brasil na Rússia ou do Ministerio da Justiça.
se pudesse voltar no tempo teria pago a snizhana um curso de ucraniano e um curso de português para a ucraniana. Certamente ela detectaria que a mulher com quem eu estava falando não agia como uma ucraniana apaixonada e provavelmente essa ucraniana não iria se interessar pelo curso de português. Eu não estaria tão triste e frustrado e ainda disposto a fazer um tour pela Ucrânia ou pela Rússia.
A snizhana foi super prestativa mesmo sem que eu pagasse o curso dela.