Este artigo foi escrito por Anastassia Bytsenko
É um assunto bem extenso, bem como a malha ferroviária russa que hoje chega a 85 mil km. É a maior rede ferroviária do mundo que abrange todo o país do norte ao sul e do leste a oeste.
O primeiro trem começou circular na Rússia ainda no ano 1837 entre capital São Petersburgo e Tsárskoie Celó. No início esses trens, às vezes criavam situações cômicas. No conto O Malfeitor, Anton Tchékhov descreve um caso do roubo de porcas dos trilhos que os camponeses usavam para fazer cambulhos das varas de pescar.
Em 1851 foi construída a linha ferroviária entre as duas principais cidades do país: Moscou e São Petersburgo (São Paulo e Rio de Janeiro da Rússia). Esse trecho que percorre Anna Kariénina no romance homônimo de Lev Tolstói continua sendo um dos mais movimentados, atualmente com diversos tipos de trem diurnos e noturnos. O trem de alta velocidade percorre a distancia de 645 km em menos de quatro horas a preços que variam entre US$ 60 e US$ 173.
A famosa Ferrovia Transiberiana de impressionantes 9,3 mil km liga Moscou e a cidade de Vladivostók no estremo leste do país. A viagem inteira leva seis dias. Pela Transiberiana pode-sechegar de Moscou a Pequim (capital da China) e Ulan-Bator (capital da Mongólia).
Na Rússia é possível ir de trem praticamente para qualquer lugar. Ao redor de quase todas as cidades circulam trens de curtas distâncias (2-3 horas de viajem), chamados de “электричка” (elyektrítchka) que, como os CPTM de São Paulo, ligam centros urbanos e com cidades menores, povoados e até mesmo vilas das casas de veraneio.
Os trens que percorrem grandes distâncias têm vários tipos de compartimentos de diversas classes. Nos vagões (todos com calefação e ar condicionado) tem acomodações como, por exemplo, o Compartimento Luxo. É o melhor de todos com um sofá-cama, uma mesa e banheiro individual.
Tem também compartimentos chamados de СВ (SV) que tem duas sofás-camas e uma mesa. CB é a abreviação de спальный вагон – vagão para dormir.
No entanto, poucos conhecem esse tipo de acomodação mais habituados a viajar em vagão de segunda classe chamado de “Купе” (Cupê, vem da palavra francesa coupé) equipado para quatro passageiros com banheiros localizados nas extremidades do vagão.
A terceira classe é chamada de “Плацкарт” (vem do alemão Platz-Karte) é um vagão quase sem divisórias. Os compartimentos não possuem portas. As acomodações modestas do “Плацкарт” e falta de privacidade contribuem com rápida aproximação entre os vizinhos de viagem que acabavam se conhecendo (às vezes viravam amigos) e passam o tempo da viajem da melhor maneira possível botando conversa fora, jogando cartas, tocando violão, lendo etc.
Você já andou de trem na Rússia?